Buscapé

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010



Caverna de cristais 




Os maiores cristais de gipsita (sulfato hidratado de cálcio), conhecidos como selenita, que existem no mundo se encontram em uma caverna bem abaixo do deserto mexicano de Chihuahua, no norte do país. Feitos de selenita, uma forma transparente e sem cor de gipsita, esses gigantes atingiram proporções surpreendentes - vários deles ultrapassam os dez metros de comprimento. 

O maior deles mede 11,4 metros!


A descoberta fascinante da Caverna dos Cristais, como o lugar é chamado, foi feita por dois mineradores que escavavam um túnel de exploração dentro da mina de Naica, quase 300 metros abaixo da superfície. De propriedade da empresa Peñoles, a Naica é a mina de chumbo mais produtiva do México. Outras cavernas, com cristais menores, foram encontradas na mina, a partir de 1910, quando a Caverna das Espadas foi descoberta à profundidade de 120 metros. Ao saber da existência da caverna, cientistas do mundo todo quiseram descobrir por que os cristais ficaram tão grandes. A resposta repousa nas condições ambientais raras em que eles s desenvolveram.

Durante cerca de 600 mil anos, água rica em minerais penetrou na caverna, depositando moléculas de sulfato de cálcio como se fossem tijolos empilhados. No início, uma intrusão de magma abaixo da superfície superaqueceu a água. Então, mais ou menos há meio milhão de anos, a temperatura da água caiu para cerca de 58ºC, a temperatura adequada para que o sulfato de cálcio na água formar cristais de selenita. As condições na caverna cheia de água permaneceram praticamente imutáveis durante centenas de milhares de anos, assim permitindo que os cristais alcançassem tamanho surpreendente.

Em 1985, mineiros drenaram a caverna sem querer, ao rebaixar o lençol freático na mina por bombeamento. Não mais imersos na água, os cristais param de crescer - mas poderiam retomar seu crescimento se a água tomasse o local mais uma vez. Por enquanto, a caverna está protegida pela empresa com uma porta pesada de aço para protegê-la de saqueadores e de danos ambientais causados pelo sistema de ventilação da mina. Poucas pessoas têm permissão de entrar na caverna por dois motivos importantes. Primeiro, o lugar é excessivamente quente e úmido, e as pessoas que entram sem roupas refrigeradas especiais correr o risco de morrer de ataque cardíaco. Em segundo, porque a gipsita é tão mole (tem dureza 2 na escala de Mohs) que pode ser facilmente danificada por ferramentas e botas - e até mesmo uma unha.

29_Img7281.jpg                                                                     

Descoberta ao acaso, em 2000, a caverna dos cristais ou Naica, como também é conhecida, foi desvendada por uma equipe de tevê da BBC. Quando ela foi encontrada por mineradores das minas de prata de Naica, Norte do México, ninguém imaginava que ao atravessar uma das paredes da caverna encontrariam tal beleza exótica. Lá foram achados os maiores cristais naturais de selenita do mundo, que chegam a ter mais de 10 metros de extensão.
A expedição da BBC foi liderada pelo professor de geologia da Universidade de Plymouth, Grã-Bretanha, Iain Stewart. Ele comparou o salão da caverna a uma grande exposição de arte moderna. Como o achado tem importância secundária para os responsáveis pelas minas de Naica, ela poderá voltar a ser fechada no futuro.
Outra razão são as condições difíceis para visitá-la. Para começar, a temperatura chega aos 50 graus e a umidade do ar é de 100%. O geólogo afirma que isto faz com que fluidos se condensem nos pulmões de quem não usa equipamentos especiais e muitos exploradores chegam a desmaiar. Tanto que para conseguir as imagens, a equipe da BBC teve que usar uma roupa onde podiam ser armazenados cubos de gelo, além de uma máscara que fornecia ar fresco e seco. Poucos geólogos tiveram a chance de chegar até a Caverna dos Cristais. Mesmo sob a perspectiva do fechamento, o geólogo Iain Stewart afirma que um consolo para os estudiosos é que talvez existam muitas outras cavernas como a de Naica que ainda precisam ser descobertas no mundo.
                                   




Nenhum comentário:

Postar um comentário