Buscapé

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

carvernas



Caverna Botuverá - Localizada em Ourinhos, a 15 km do centro do município, a caverna é a principal atração turística da região. Considerada uma das maiores do país, a Caverna de Botuverá existe há cerca de 600 milhões de anos, com galerias medindo em torno de 580 metros de extensão e alturas que variam entre 20 e 50 metros. Esse cenário, onde a temperatura média é de20ºC, é composto por formações rochosas (estalactites e estalagmites) que formam no seu interior colunas, imagens, paredões rendados e flores de pedra. Estas curiosas esculturas da natureza tornam o lugar um dos mais belos cartões postais de Santa Catarina.

     
Botuverá é uma pequena cidade localiza no Médio Vale do Itajaí com cerca de 4.500 habitantes. Tendo, nos últimos anos, se especializado na indústria, sobretudo a pequena indústria têxtil, Botuverá por muitos anos cresceu economicamente em torno do minério. Poderia se pensar que a mineração ‘construiu’ muitas minas cavernosas, por onde se poderia andar tranquilamente e com segurança. A caverna ou gruta de Botuverá proporciona tudo isso: o andar tranqüilo e seguro; a assimilação do poder artístico em construir formas tão belas e complexas, presentes em suas estalactites e estalagmites. No entanto, não se trata de criação humana, mas da própria natureza.
      Formada pelo período pré-cambriano (65 milhões de anos atrás), a Gruta de Botuverá, por sua estrutura e beleza, é considerada uma das mais belas da América Latina. Em seu interior, observamos uma grande variedade de espeleotemas (esculturas feitas pela água) como travertinos, cortinas, couves-flor e chão de estrelas. Além, é claro, das imensas estalactites e estalagmites que continuam em formação — continua havendo uma micro-corrente de água pelas rochas — mas que por nosso tempo de habitantes do planeta ser muito curto, sequer podemos perceber esse crescimento.       
    Em seu interior, foram encontradas sete espécies de morcegos e trinta e cinco espécies de invertebrados. Considera-se um número grande para uma gruta sem água corrente (a não ser a que desce pelas rochas), já que não existe rio dentro das galerias. Há na gruta seis espécies endêmicas, o que a torna um interessante lugar para estudos espeleológicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário